Existem diferentes vertentes que ditam se o seu website tem uma boa performance do ponto de vista dos motores de pesquisa, sendo que a velocidade mobile é um fator cada vez mais importante.

Para ajudar os gestores dos websites a melhorar a velocidade mobile e, consequentemente, a qualidade da experiência dos utilizadores, o Google lançou duas novas ferramentas - Speed Scorecard e Impact Calculator.

 

O que é o Speed Scorecard?

Com o Speed Scorecard é possível comparar a performance mobile do seu website com os websites dos seus concorrentes e perceber se o seu site está otimizado ou precisa de sofrer alterações. Lembre-se que sites que demorem menos tempo a ser carregados, permitem uma melhor experiência do utilizador e utilizadores satisfeitos visitam mais vezes o site e convertem mais.

Atualmente, esta plataforma ainda não consegue detetar a concorrência existente para Portugal, apenas consegue utilizá-la para um número limitado de países. No entanto, esta funcionalidade deverá ser lançada para o mundo inteiro nos próximos tempos.

utilizador-dispositivos-mobile

 

O que é o Impact Calculator?

Quanto ao Impact Calculator, o objetivo do GoogleTM é sensibilizar os gestores dos websites para a importância do desenvolvimento de websites responsive que assegurem uma boa performance nas pesquisas mobile. Ou seja, com esta ferramenta consegue analisar o impacto que a velocidade do seu website, do ponto de vista mobile, tem na taxa de conversão, através da apresentação de resultados, quando a velocidade é menor à actual do site.

Com estas ferramentas vai estar apto a melhorar a experiência do utilizador no seu website, através da analise e otimização da velocidade mobile.

A importância de uma boa usabilidade mobile tem aumentado. Em pouco tempo o GoogleTM anunciou estas duas ferramentas bem como uma alteração ao algoritmo que informa que a partir de Julho a velocidade em mobile passará a ter impacto nos rankings, por isso torna-se urgente garantir que o seu site oferece uma boa experiência de utilização em mobile, melhorando a sua estratégia de Search Engine Optimization.

Quero saber mais sobre SEO >