Todos os anos, o Google faz cerca de  500-600 pequenos updates no seu algoritmo. Ocasionalmente, anunciam uma maior alteração que influencia o posicionamento orgânico das páginas - como pode ser o caso do March 2019 Core Update.

 

Atualização ao Algoritmo do Google: March 2019 Core Update

No passado dia 12 de março de 2019, o Google confirmou uma alteração ao seu algoritmo que deixou os marketeers digitais confusos.

march-core-update-googleFonte: Twitter @searchliaison

Primeiro a questão foi qual seria o impacto desta alteração nas páginas, depois qual a importância dada a esta alteração.

Para responder a ambas, o Google fez mais uma publicação onde dizia que o nome "March 2019 Core Update" ajudava a esclarecer o tipo de atualização que foi feita. Será que ajudou?

 

Qual a importância da atualização March 2019 Core Update?

"Esta foi uma atualização considerável, tal como já tínhamos anunciado. No entanto, está longe de ser um dos maiores updates que o Google já fez", esclareceu a empresa.

Apesar de ainda ser cedo para tirar conclusões, a verdade é que já houve várias páginas que viram um decréscimo significativo no seu posicionamento. 

Em defesa, o Google voltou a partilhar um post anterior sobre as suas atualizações:

"Tal como qualquer update, alguns websites vão notar perdas ou ganhos. Não há nada de errado com as páginas que agora podem ter um menor desempenho. Em vez disso, as alterações aos nossos sistemas estão a beneficiar as páginas que até então eram pouco recompensadas."

Para além disso, o conselho acaba por ser sempre o mesmo: a melhor solução é continuar a focar na criação de bom conteúdo. E pode ser que ao longo do tempo essas páginas possam subir a sua posição orgânica relativamente a outras.

 

O que implica o March 2019 Core Update para a Otimização dos Websites?

O Google diz que:

Então, até agora é caso para dizer: nada!

Enquanto agência de marketing digital, corremos constantemente atrás das atualizações e respetivas alterações que são necessárias fazer nos websites dos nossos clientes para melhorar o posicionamento orgânico dos seus websites na SERP (Search Engine Results Pages - páginas de resultados nos motores de pesquisa).

Apesar disso, sabemos que existem inúmeros updates que não são sequer confirmados pelo Google e vemos algumas páginas ser prejudicadas.

O objetivo é continuar a trabalhar todos os dias para isso não acontecer com as marcas com quem trabalhamos! 💪

Saiba como melhorar o posicionamento das páginas >