As novidades chegaram no dia 12 de março de 2019, com um post de blog em que o Facebook nos dava a conhecer as 3 novas métricas que vão substituir a Classificação de Relevância nas Campanhas de Facebook Ads.

De acordo com o Facebook:

"Em vez de medir a relevância dos anúncios numa só métrica, nos próximos meses vamos substituir a Classificação de Relevância por 3 novas métricas, mais detalhadas para o diagnóstico de relevância de um anúncio. Consideramos que este nível de detalhe vai dar aos anunciantes dados mais acionáveis para as suas campanhas."

O Facebook lançou a Classificação de Relevância em 2015, para dar aos anunciantes mais dados sobre a performance dos seus anúncios. Era calculada tendo por base o feedback positivo e negativo das pessoas que viam os anúncios.

Esta métrica servia para guiar os anunciantes a criar melhores anúncios, usando os Insights do Facebook para melhorar a performance da campanha: quanto mais alta a Classificação de Relevância do anúncio era, mais baixo será o seu custo.

 

exemplo-de-pontuacao-de-relevancia

 

Exemplo de formato atual da Classificação de Relevância. Fonte: SevenAtoms

 

As 3 novas métricas que vão substituir em breve a Classificação de Relevância

Com o objetivo de dar aos anunciantes mais detalhes sobre as suas campanhas, foram lançadas 3 novas formas de medir a Classificação de Relevância:

  1. Ranking de qualidade: a qualidade percepcionada do anúncio, comparado com anúncios a competir pela mesma audiência.
  2. Ranking de índice de envolvimento: a taxa de interação expectável, comparado com anúncios a competir pela mesma audiência.
  3. Ranking de taxa de conversão: a taxa de conversão expectável do anúncio, comparada com anúncios com o mesmo objetivo de otimização e que competem pela mesma audiência.

Estas 3 métricas vão permitir ao anunciante um maior foco na performance dos elementos específicos do anúncio: criativo, segmentação e ação após clique.

 

Mas não é tudo! O Facebook vai substituir outras 6 métricas do Gestor de Anúncios

Ainda que menos relevantes para a grande maioria dos anunciantes, o Facebook informou também que vai substituir outras 6 métricas. São elas:

  1. Ofertas salvas
  2. Custo por ofertas salvas
  3. Respostas em um aplicativo de mensagens
  4. Custo por resposta em um aplicativo de mensagens
  5. ROAS das compras feitas no aplicativo para celular
  6. ROAS de compras na web

As mudanças foram desenhadas para acrescentar dados com base no feedback dos anunciantes de Facebook Ads. Clique aqui para saber mais sobre estas métricas em específico.

Alguns destes dados são muito específicas e o seu impacto vai ser relativo, mas é importante que fiquemos informados e refletir no impacto destas alterações na forma como medimos os anúncios.

 

Considerações finais a ter em conta nas suas campanhas Facebook Ads

O Facebook tem feito um longo trabalho de melhoria da transparência e da relação com os anunciantes, para ajudar as empresas a gerar melhores resultados na sua plataforma.

Tudo o que nos ajuda a medir melhor os resultados das campanhas é bem-vindo e estamos com altas expectativas sobre estas novas métricas da Classificação de Relevância.

gif facebook ads 2

 

As 3 novas métricas vão ser lançadas nas próximas semanas e a Classificação de Relevância vai ser removida no dia 30 de abril de 2019.

Se precisa de apoio para analisar as suas campanhas, saiba como podemos ajudar.

Quero saber mais sobre Campanhas Facebook Ads >