Ter um perfil no Google™ My Business (GMB) faz parte da estratégia de marketing digital de empresas locais e é essencial para aumentar a visibilidade de um website no Google. É 100% gratuito e permite que a nossa empresa apareça organicamente em pesquisas relacionadas com a nossa área de negócio.

A integração com o Google Maps faz com as páginas de GMB apareçam aos nossos potenciais clientes num momento de pesquisa feito nas proximidades do nosso negócio.

A Made2Web, por exemplo, aparece listada numa pesquisa sobre "Agência de Marketing Digital":

pesquisa-google-made2web

Exemplo de pesquisa de "agencia marketing digital". Made2Web

 

Como funcionam as listagens de Google My Business?

O Google utiliza um algoritmo chamado "Google's Knowledge Graph" que utiliza informações do Google My Business para gerar detalhes sobre os negócios e localizações relevantes para as pesquisas dos utilizadores.

Para as empresas que existem há uns anos é natural que já exista uma listagem de Google My Business associada. Tudo o que tem de fazer é reclamar a propriedade da página. Nestes casos, vemos os detalhes do negócio mas existe a seguinte hiperligação: "é o proprietário deste negócio?".

Ao clicar, é-nos pedido para preencher mais detalhes e confirmar a nossa empresa. A confirmação pode ser feita de 3 formas: por correio, por email ou por telefone. Tanto o email como o telefone podem não estar disponíveis em alguns casos e não podem ser alterados antes de confirmar a página.

Ao criarmos a nossa listagem, ganhamos acesso à dashboard de Google My Business, onde podemos ver todos os locais e páginas de empresa das quais somos proprietários:

dashboard-my-business

Exemplo de dashboard de Google™ My Business. Made2Web

 

Podemos gerir ou editar as informações que aparecem no Google: nome, fotografias, descrição ou reviews. Temos ainda acesso a estatísticas da visualização e interação com o nosso negócio, assim como suporte técnico do Google.

 

5 boas práticas para começar a ter hoje mesmo

     1. Uma keyword para conquistar o mundo

Pense numa keyword que defina o seu negócio. Já pensou? Boa. No caso da Made2Web, pensámos em "Agência de Marketing Digital". Algo curto, que define muito bem quem nós somos e como nos posicionamos.

O próximo passo é pegar nessa keyword e otimizar toda a listagem com essa palavra-chave em mente. Onde faz mais sentido? No nome e na descrição do negócio. 

Incentive a utilização desta palavra-chave não só no website e materiais online da empresa, como também nas críticas dos utilizadores.

     2. A opinião do consumidor é lei!

Como em tudo no online, a opinião mais importante é a do cliente. Faz parte do caminho natural dos nossos prospects que investiguem o feedback que existe online sobre a nossa empresa, antes mesmo de decidir comprar os nossos produtos ou serviços.

Utilize todos os canais ao seu dispor (email, mensagens, chamadas...) para gerar críticas verdadeiras dos seus clientes. A quantidade e qualidade destas críticas vai ser fundamental para obter um bom ranking nas listagens locais!

As críticas dizem ao Google que os nossos clientes adoram o nosso negócio e isso faz com que o Google goste da nossa empresa!

pesquisa-google-made2web-feedback-clientes

Exemplo de opinião dos clientes no Google™ My Business. Made2Web

 

Sem ideias para obter reviews? Seguem 3 ideias muito simples:

  1. Incluir um link para "Avaliar a sua experiência" nas suas comunicações regulares de Email Marketing.
  2. Informe os seus clientes regulares de que está presente no Google My Business e peça para que deixem a sua opinião.
  3. No caso de uma loja online, crie um email automático que pede a review ao processo de compra. 

sugestao-blog-made2web Sugestão: Crie um link que abre diretamente a caixa de comentários. Clique aqui para seguir as instruções do Google.

 

     3. Cuidado com os feriados e dias de férias!

Nunca, mas mesmo nunca, se esqueça de inserir estes dias especiais na zona de "Horários especiais". Está a imaginar a frustração de um prospect que vai à sua loja e se depara com uma porta fechada?

pesquisa-google-made2web-feriado

Exemplo de horário de um feriado calendarizado no Google™ My Business. Made2Web

 

Mesmo que esta informação esteja no seu website ou redes sociais, não assuma que as pessoas vão desconfiar da informação apresentada no Google e atualize também neste canal todas informações. 

sugestao-blog-made2web Sugestão: utilize uma ferramenta como o Calendar para saber quais os feriados que vão afetar as horas de abertura do seu negócio e programe-os para o ano todo.

 

     4. Um coração que não vê, é um coração que não sente

Estamos a falar do quê? Isso mesmo, fotografias. Sinta-se à vontade para abrir as portas do seu estabelecimento para mostrar imagens do interior da empresa, do espírito da equipa e até de produtos ou serviços.

As fotografias do exterior são ainda mais importantes para ajudar os utilizadores a localizar o negócio. Pense sempre naquilo que o utilizador está à procura e responda às perguntas que lhe possam surgir, por exemplo: "Fica onde? Como é que eu vou lá ter? Fica perto do quê?".

pesquisa-google-made2web-fotografias

Exemplo de fotografias no Google™ My Business. Made2Web

 

     5. As notificações e as estatísticas são a alma do negócio

O GMB não é uma caixa negra. É verdade que o setup da página é a parte mais complexa do processo, mas depois disso há muita monitorização a fazer.

Preste atenção às novas críticas e perguntas que possam surgir. Demorar muito a responder a uma pergunta poderá significar a perda de um novo cliente para um outro concorrente que respondeu mais rápido.

Muitas vezes recebemos notificações de alterações às informações da nossa empresa. Nestes casos, é importante validar se vai aceitar, ou não, o que foi sugerido.

Por fim, fique atento à dashboard de estatísticas que lhe vão permitir saber:

  1. Quantas pessoas clicaram no botão de chamada, pedido de direções ou visita para o website.
  2. Quantas pessoas viram o seu negócio através da pesquisa do nome direto ou de palavras-chave em que a sua empresa apareceu.
  3. Quantas pessoas viram as suas fotografias e qual a quantidade de fotografias ideal, em comparação com empresas concorrentes.
estatisticas-my-business

Exemplo de estatísticas no Google™ My Business. Made2Web

 

Imaginar aquilo em que os utilizadores estão a pensar no momento da pesquisa é pensar naquilo que nos vai na cabeça quando pesquisamos por algum local.

Ao que damos mais valor? Às fotografias? Aos contactos?

O melhor mesmo é garantir que a sua página está o mais completa possível e que incentiva regularmente os seus clientes satisfeitos a deixar críticas online. Uma página ativa e dinâmica é o segredo para sucesso no Google My Business!

QUERO SABER MAIS SOBRE SEO »