Depois ter anunciado oficialmente o fim da rede social Google+, o Google™ está focado em lançar novas ferramentas sociais para o Google Maps.

As novidades passam por um novo botão que nos permite seguir e receber updates sobre empresas locais e vão até um redesign completo da tab "Explorar" que promete usar inteligência artificial para nos ajudar a escolher o próximo sítio para jantar ou atividade para fazer.

As novidades vão ser lançadas nos próximos meses, para Android e iOS.

novas-funcionalidades-google-maps

 

O que é o novo botão "Seguir" e porque nos devemos importar com ele?

O Google Maps é um dos canais principais onde os utilizadores pesquisam e encontram empresas locais. Este novo botão apresenta uma nova forma de conectar com os consumidores e sobressair no meio de tanto ruído digital.

Depois de seguir uma empresa, os utilizadores vão receber notificações sobre ela na nova tab "For you" do Google Maps.

Google-Maps-follow-button

 

A nova tab "Explorar" e todas as novidades que vão surgir

O redesign da tab de "Explorar" vai contar não só com restaurantes, mas também com eventos e atividades com base na zona do país que estamos a pesquisar.

A grande novidade é a nova tab "For You", onde o Google™ vai fazer recomendações aos utilizadores com base nas suas preferências, usando inteligência artificial para definir as listas.

ForYouTab_01

Mas o Google™ não se fica por aqui! Quando clicamos num restaurante vamos ter um intersticial, do estilo Tinder, que nos mostra qual é a nossa percentagem de match com o local e quais as razões para esse número. À medida que o Google™ vai recolhendo mais informação sobre os sítios onde temos ido, mais realistas vão ser estes números.

yourmatch

O Google™ também pensou numa forma de suavizar a dor de cabeça de combinar jantares em grupo. Vamos poder criar listas com as opções que nos interessam. Partilhamos essa lista e os outros membros do grupo podem adicionar sítios para ir ou votar nos existentes.

Rally_anim_longpress_02

Se é como eu e entra em pânico sempre que lhe perguntam "Onde vamos jantar?", o sentimento é mais ou menos este:

thank-you-lady-gaga-gif

 

Para os negócios que ainda não abriram, também temos novidades!

Para as empresas que vão abrir no futuro, é agora permitido criar o seu perfil Google My Business até 3 meses antes da data oficial de abertura. Esta nova ferramenta vai permitir criar um buzz sobre a abertura de sítios novos.

"E para quem gosta de saber sempre quais são novos sítios a abrir, vão começar a ver perfis dos locais, mesmo antes de estarem abertos, no Google Maps para Android e na pesquisa mobile - a data de abertura vai estar sinalizada a laranja", explica Paul Cole, Product Manager do Google Maps.

 

Muito vai mudar... como posso preparar a minha empresa?

Para trás fica a ideia de que o Google My Business é apenas o sítio onde criamos a nossa empresa e a partir daí só lá voltamos para atualizar informações. 

Há que manter a listagem atualizada e partilhar updates sempre que relevante. Ser ativo, incentivar a que os nossos clientes nos deixem reviews, partilhar imagens, etc.

Conheça as Soluções de Marketing Digital da Made2Web >