Neste artigo dizemos-lhe como pode conhecer os temas mais falados no momento e como começar já hoje a tirar partido de todas vantagens que o Google Trends tem para oferecer ao seu negócio!

Hoje em dia o Google™ Trends é uma ferramenta de apoio para milhares de negócios online, mas também offline.

Através dos seus insights sobre as pesquisas feitas pelos utilizadores online, esta ferramenta oferece uma ampla visão às empresas sobre os temas a que devem dar mais atenção, quando pretendem trabalhar a sua presença online.

Recentemente o Google anunciou novas funcionalidades e prometeu simplificar a navegabilidade na ferramenta, tendo por base o feedback dos utilizadores atuais do Google Trends. Desta forma, existem novas formas de explorar os dados das pesquisas feitas pelos utilizadores e os temas da atualidade para potenciar as suas estratégias de marketing digital.

 

4 principais updates do Google Trends

As listas de Trend Topics disponibilizadas na ferramenta têm por base os termos de pesquisa que apresentaram um pico de procura no Google num determinado período de tempo definido pelo utilizador, sempre em comparação com o período anterior, oferecendo aos utilizadores uma melhor visão sobre os temas mais polémicos da atualidade.

Com as novas atualizações, o Google promete uma maior simplicidade de utilização e um conjunto de updates às funcionalidades que tornam a navegabilidade ainda mais intuitiva e completa.

 

1. Trend Topics em tempo real

Foi criada uma nova secção de tendências de pesquisa que mostra os temas que estão a ser mais pesquisados diariamente e minuto a minuto.

pesquisas-populares-em-tempo-real-google-trends

Exemplo de Tendências de Pesquisa em Tempo Real em Portugal no Google™ Trends

 

2. Nova secção de histórico dos tópicos de pesquisa mais populares

Esta nova secção promete oferecer uma forma de pesquisar histórias sobre quaisquer temas, criadas e organizadas pela News Lab.

pesquisas-populares-google-trends

Exemplo dos Tópicos de Pesquisa mais Populares recentemente no Google™ Trends

 

3. Year in Search - Nova secção de análise dos tópicos mais pesquisados do ano

Esta funcionalidade já permite a análise dos tópicos mais pesquisados anualmente e até 2001, dando uma noção sobre a evolução das pesquisas dos utilizadores ao longo do tempo.

Por exemplo, sabia que em Portugal o termo de pesquisa geral mais procurado foi "Salvador Sobral", o cantor português que ganhou o Eurovision Song Contest por Portugal a primeira vez? 

ano-em-pesquisa-portugal-google-trends

Exemplo do Ano em Pesquisas em 2017 em Portugal no Google Trends

 

4. Novas formas análise

Estão disponíveis novos gráficos e infográficos para análise dos dados de diferentes perspetivas, para que consiga uma visão mais completa do comportamento dos utilizadores online.

Utilizando novamente o exemplo anterior, é possível ver o "Interesse ao longo do tempo", onde o pico de pesquisas coincide com a data da participação do cantor no concurso, bem como o "Interesse por sub-região" deste tópico. 

relatorios-pesquisa-portugal-google-trends

Exemplo de gráficos de dados disponíveis no Google Trends

 

Ainda assim, se explorar o Google Trends, irá ver que existem muitos outros dados que podem ser relevantes.

Apesar do lançamento das novas funcionalidades, também as páginas Real Time Trends, Daily Trends e Explore Page vão continuar disponíveis para consulta.

O Google Trends é muito útil para as empresas que pretendem acompanhar os temas mais falados da atualidade. Explore as novas funcionalidades da ferramenta e descubra os insights que pode aproveitar para trabalhar a presença online do seu negócio.

Fale com a Made2Web Google Partner >