O tempo das listas telefónicas já lá vai e o consumidor procura, cada vez mais, respostas aos seus problemas no momento e in loco, através do seu smartphone.

É por isso que as pesquisas "perto de mim" são um dos tópicos do dia quando falamos em Search Engine Optimization (SEO).

Perceba neste artigo a importância desta tendência e potencialize as suas estratégias de marketing digital para conseguir oferecer no imediato as melhores soluções, adaptadas às necessidades dos seus potenciais clientes.

Quero saber mais sobre SEO >

 

 

O crescimento exponencial do Marketing de Proximidade

O comportamento do consumidor online está sempre em constante mudança e as estratégias de marketing digital têm de acompanhar todas as tendências.

O aumento do uso das novas tecnologias, principalmente do acesso aos dispositivos móveis, trouxe com ele a necessidade primordial dos utilizadores terem acesso rápido a toda e qualquer informação, transformando por completo as suas pesquisas.

Esta evolução aconteceu paralelamente à grande globalização das redes móveis, que veio permitir às pessoas o acesso à Internet enquanto estão em movimento.

Por isso, mais importante do que a sua empresa "aparecer" é aparecer no local certo à hora certa!

 

O aumento das pesquisas com o termo "Perto de Mim"

Pense, na ótica do utilizador, na pesquisa de um restaurante de sushi para almoçar, na morada do talho mais próximo, ou de uma bomba de gasolina.

Se outrora esta pesquisa era feita antes de sair de casa, no dia anterior por exemplo, hoje em dia isso mudou. 

Segundo o Google, as pesquisas com o termo "perto de mim" cresceu 75% no ano de 2017.

E, quando existem estas pesquisas, é bom garantir que naquele exato momento o seu negócio está presente na página de resultados de pesquisa, de forma orgânica ou paga, pois irá certamente influenciar o processo de decisão do consumidor.

pesquisa-perto-de-mim-seo-local

 

Porque deve apostar no SEO Local?

A tecnologia de geolocalização oferece-lhe a possibilidade de interligar o online e o offline da sua empresa, uma vez que lhe permite aparecer nas pesquisas feitas num determinado raio de distância, cativando os potenciais clientes que se encontrem na sua proximidade.

Um estudo feito pela Hubspot diz que 78% das pesquisas locais feitas no telemóvel resultam em consumo offline.

Isto é, maior parte dos utilizadores acaba por ir até ao estabelecimento encontram online e converter. É impossível ficar indiferente a este número!

E, claro, se quer chegar aos seus potenciais clientes de forma mais eficaz, deve apostar na otimização do seu website a nível local.

 

4 conselhos para otimizar o seu website a nível local

     1. Otimize os seus conteúdos para mobile de forma a criar uma boa experiência de utilização em dispositivos móveis.

     2. Apresente todos os dados comerciais possíveis, como o contacto telefónico ou o mapa, para que seja fácil encontrar a sua empresa.

     3. Foque a sua comunicação na região onde está sem dispersar o seu conteúdo. Fale para o target certo ou faça parcerias com outras empresas locais. Lembre-se de que o word-of-mouth é uma arma potente para trabalhar a sua notoriedade local! 

     4. Aproveite outras plataformas para publicitar a sua empresa, como o Google My Business, o Facebook ou o TripAdvisor.

New Call-to-action

 

Aposte hoje mesmo no SEO Local

O Local Search Engine Optimization deve, mais do que nunca, fazer parte da sua estratégia de comunicação. 

Acompanhe a evolução do comportamento dos seus utilizadores e aproveite as novas oportunidades que surgem mesmo ao virar da esquina da sua empresa com o avanço tecnológico.

Pense na grande importância dos telemóveis no quotidiano das suas buyer personas e garanta a sua presença digital!