O vídeo tornou-se numa das maiores ferramentas de comunicação dos dias de hoje, onde captar a atenção já não é suficiente: temos de ser disruptivos, criativos e orientados para a conversão final. Um vídeo sem um propósito final é puro entretenimento e não é só isso que as marcas procuram.

De acordo com o anúncio oficial do Facebook:

"Descobrimos que criativos em mobile-first têm 27% mais probabilidade de gerar um aumento do reconhecimento da marca e 23% de maior probabilidade de gerar uma associação da mensagem, quando comparados com anúncios que não estão otimizados para mobile." (Facebook, Agosto 2018)

Quero saber mais sobre Redes Sociais >

 

Criar vídeos é algo que tem muitos custos associados... ou será que já não é bem assim?

É para resolver esse problema que a equipa criativa do Facebook criou novas ferramentas gratuitas para criar e otimizar anúncios de vídeo. Vamos agora explorar essas ferramentas individualmente:

 

1. Kit de Criação de Vídeo

O Kit Criação de Vídeo permite usar uma imagem ou texto já existentes para gerar um vídeo nos seguintes formatos: 1:1 para os feeds, ou 9:16 para as stories de Facebook ou Instagram.

O Kit tem 4 templates base pensados a partir de 4 objetivos:

  1. Promover um produto (6 segundos): focado apenas num produto.
  2. Promover vários produtos (6 segundos): mostra uma seleção de produtos.
  3. Mostrar benefícios de um produto (15 segundos): destaca as características de um produto.
  4. Gerar descoberta de um produto (15 segundos): focado na própria marca ou em detalhes de um produto.

Os templates podem ser encontrados no Gestor de Anúncios, quando estamos a criar anúncios de vídeo. Estão também disponíveis na tab de Ferramentas de Publicação da página.

2. Video Cropping

As novas ferramentas de corte de vídeo dadas pelo Facebook deixam otimizar facilmente o enquadramento dos anúncios de vídeo para os diversos formatos em que vão ser mostrados. Podem ser cortados para: 1:1 ou 4:5 para o feed, 16:9 para in-stream ou 9:16 para stories.

 

3. Ferramenta de criação simples de vídeos

Para anunciantes a criar anúncios diretamente na sua página Facebook em dispositivos móveis, aparecem agora novas ferramentas de criação de vídeos com base em templates. Podem ainda ser adicionadas fotografias e o logotipo da marca.

Esta ferramenta permite criar vídeos facilmente em mobile sem investir muito tempo ou budget.

Está disponível em iOS e Android e, para aceder, basta clicar na opção de "Animar esta publicação", depois de seleccionarmos "Promover publicação" no post que queremos promover. É criado um vídeo automático que pode (e deve) ser personalizado para que o resultado final seja o melhor possível.

animar-posts-facebook

Como animar publicações estáticas. Fonte: Facebook Business

 

Próximos passos na construção de anúncios de vídeo mobile-first para marketeers

À medida que os utilizadores passam cada vez mais tempo nos seus telemóveis, os anunciantes precisam de construir conteúdos a pensar nisso mesmo: como gerar resultados através de vídeos mobile?

Todos os aspetos do anúncio devem ser pensados numa lógica mobile-first e isso é algo que vai transparecer muito na forma como as interações dos utilizadores vão surgir.

Basta pensarmos um pouco na nossa própria experiência enquanto utilizadores e naquilo que interagimos e vemos facilmente que um vídeo em 16:9 pode fazer todo o sentido em desktop, mas em mobile vai obrigar a que o utilizador rode o ecrã (o que raramente acontece) ou corre o risco de passar despercebido.

As novas ferramentas do Facebook, apesar de limitadas, são uma excelente oportunidade para os marketeers com menos tempo ou marcas que não têm orçamento imediato para investir em vídeo. São gratuitas e certamente vão evoluir muito nos próximos anos, por isso é só colocar mãos à obra e testar, testar, testar!