Nota: Este conteúdo faz parte do Guia de Content Marketing que foi dividido em 7 partes, que irão sair periodicamente no Blog da Made2Web.

Capítulo 1

O Content Marketing ou Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdo de forma orquestrada que lhe permite alcançar a sua audiência através da comunicação.

Envolve a estratégia, a criação, o planeamento, a distribuição e a partilha de conteúdo, transmitindo a sua mensagem de modo eficaz.

O Content Marketing deve ser, sempre, uma estratégia a médio-longo prazo, com o objetivo de fortalecer a relação com as suas leads ou clientes, através de conteúdo de boa qualidade.

O desenvolvimento de conteúdo pode ajudar as empresas a criar ou melhorar a brand awareness, cativar novos clientes, fidelizar os atuais ou impulsionar as vendas. 

guia-content-marketing-o-que-e-o-content-marketing-04

 

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Os objetivos que o Content Marketing permite atingir podem dividir-se em dois grandes grupos: aqueles que não se podem quantificar e aqueles que podemos facilmente medir. 

 

Não mensuráveis:

  • Aumentar a credibilidade e notoriedade da marca

Trabalhar o Marketing de Conteúdo ao longo do tempo vai contribuir para que a sua marca se torne cada vez mais credível e confiável aos olhos das suas buyer personas. É dessa forma que se constrói o respeito e a admiração em cada negócio. 

  • Proporcionar uma boa experiência 

O conteúdo deve ser sempre criado de acordo com as necessidades e interesses do utilizador. Assim, um dos seus objetivos é oferecer uma experiência agradável, em qualquer meio digital e em qualquer formato (páginas web, campanhas, posts de redes sociais, vídeos ou outro).

 

Mensuráveis:

  • Otimizar a posição nos motores de pesquisa (SEO)

Trabalhar o Search Engine Optimization vai permitir, a longo prazo, alcançar um melhor posicionamento orgânico da sua marca nos resultados dos motores de pesquisa. 

  • Aumentar a conversão 

Dependendo dos seus objetivos, o Marketing de Conteúdo pode ser a chave para conseguir melhorar a sua taxa de conversão. Se procura mais pedidos de contacto, pedidos de orçamento, downloads, ou outras ações, deverá trabalhar o seu conteúdo até o alcançar.

  • Melhorar o engagement nas redes sociais

Também nas Redes Sociais é o conteúdo que cativa e mantém a sua audiência interessada, sendo essencial para conseguir uma maior interação com as suas publicações. 

  • Otimizar as campanhas pagas 

Todos os tipos de campanha paga (Google, redes sociais, email marketing ou SMS) podem ser melhorados através de uma otimização de conteúdo, melhorando o copy e/ou design.

 

Princípio Fundamental do Content Marketing 

O propósito de uma boa Estratégia de Conteúdos é alcançar os objetivos propostos, claro.

Para isso, existe um princípio fundamental que nunca deve ser descurado: 

Na Produção de Conteúdo, o foco deve ser sempre a sua Buyer Persona (e não a sua marca).

 

É importante conseguir identificar os principais pain points da sua Buyer Persona.

Isto é, quais  são as suas preocupações e que problemas procura resolver? Com base nisso, o conteúdo deve ajudar a solucionar essas questões. 

Desta forma, o utilizador pode interessar-se mais facilmente pelas soluções oferecidas (porque se identificou com os mesmos pain points).

 

guia-content-marketing-o-que-e-o-content-marketing-v03

 

No marketing digital diz-se frequentemente que “Content is King” (o conteúdo é rei), mas, se pensarmos bem, podemos considerar que “Content is Everything” (o conteúdo é tudo).

Um website, um email, um post nas redes sociais, um vídeo, um banner numa campanha...  Nada disto existe sem a criação de conteúdo!

Uma estratégia eficaz de Content Marketing vai permitir alcançar os seus objetivos e responder às necessidades dos seus prospects e clientes. 

Quero comunicar com melhor conteúdo  >