Artigo revisto a 27 de agosto de 2021.

Sendo o Google o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo, sabe-se que, só em Portugal, são ali realizadas mais de 30 milhões de pesquisas por dia. É precisamente por isto que existem cada vez mais empresas a apostar especificamente em Google Ads.

A maioria das empresas desenvolve cada vez mais investimentos em SEO (search engine optimization) e SEA (search engine advertising), procurando aparecer na primeira página de resultados do Google.

O Google Ads é uma ferramenta que se tem revelado o melhor veículo para promover produtos, serviços, eventos, entre outros, na web e no curto prazo.

Mas há questões que se impõem e que devemos abordá-las neste artigo.

 

Como gerir o Google Ads de modo a rentabilizar os resultados?

resultados-google-adwords.jpg

Criar uma campanha Ads não é rocket science, geri-la também não. É quase certo que uma boa campanha de Google Ads proporciona bons resultados, compensando totalmente o investimento. Basicamente tem duas opções:

 

1. Escolher uma Agência de Marketing Digital para criar e gerir campanhas Google Google Ads

Poderá querer escolher uma empresa de Marketing Digital, Google Partner e certificada em Google Ads, como a Made2Web.

Além de criar a campanha, a Agência de Marketing Digital vai geri-la diariamente, promovendo bons e rápidos resultados.

Neste caso deve procurar aprender o básico sobre Google Ads para compreender bem a estratégia proposta pela Agência e poder refutá-la se for caso disso.

Nada melhor do que o “dono” do negócio para interagir com a Agência de Marketing Digital sobre o tema e palavras-chave dos seus anúncios.

 

O ping-pong entre cliente e Agência é fundamental.

 

2. Criar e gerir anúncios Google Ads sem o apoio de especialistas em Marketing Digital

Se optar por fazer todo o processo de Google Ads sozinho então este artigo é um dos artigos fundamentais que deve ler e apreender. Tenha-o como artigo de consulta antes, durante e após criar a sua campanha. Verá que além de se sentir mais seguro com a campanha criada, vai poder melhorar a eficácia da mesma ao longo do tempo.

 

Poderá não ter tão bons resultados como os produzidos pelas empresas de Marketing Digital que são certificadas pela Google e fazem campanhas Ads todos os dias.

 

Mas se no “fim do dia” os resultados que obteve compensarem largamente o que investiu na plataforma de Google Ads, então está no bom caminho e será mais uma mais-valia para o seu negócio.

Vamos então começar com o que deve saber.

 

O que é o Google Ads?

O Google Ads é o sistema de links patrocinados da Google que veio revolucionar os paradigmas tradicionais da publicidade na internet e que, conforme comprovam diversos estudos, é atualmente a forma mais rápida e eficaz de figurar no topo do motor de pesquisa Google, aumentando mais rapidamente o potencial de vendas.

No fundo, trata-se de um investimento com retorno garantido, na medida em que só paga ao Google quando alguém interage com o seu anúncio. Claro que aqui o retorno garantido não é mais do que receber pessoas potencialmente interessadas no serviço/produto que quer promover numa página do seu website. Não está portanto aqui em causa ainda, o retorno financeiro que vai obter decorrente das campanhas de Google Ads.

Mas acredite que existe!

Quero saber mais sobre Google Ads >

 

 

Como se deve gerir o Google Ads?

gerir-google-adwords.jpg

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não basta ter uma campanha Google Ads para ter sucesso garantido. Para tal, é necessário assegurar cinco pilares:

1. Realização de um estudo no Google Ads sobre as melhores Palavras-chave 

Como o Google Ads funciona como uma espécie de leilão, em que diferentes palavras possuem níveis diferentes de procura e, consequentemente, preços muito variados. Esta análise permitirá definir palavras-chave que equilibrem um bom volume e um custo por clique (CPC) não muito elevado.

 

2. Definição precisa da localização do negócio na campanha de Google Ads 

Para que o resultado apenas surja a quem pesquisa por uma empresa ou por um produto/serviço numa determinada área.

 

3. Redação adequada de todas as palavras-chave a aparecer em pesquisas no Google. 

Deve usar-se um tom de linguagem o mais adequado possível ao público-alvo da marca/produto ou serviço.

 

4. Estipulação de palavras-chave únicas nos vários anúncios 

Queira garantir a não repetição de uma keyword (palavra-chave) na classificação de um anúncio.

 

5. Objetividade informativa das campanhas Google Ads

Já que se sabe que as campanhas com mais eficácia são aquelas que usam um número menor de palavras-chave, mas com uma qualidade elevada, em que as caraterísticas diferenciadoras e exclusivas do produto ou serviço são claramente evidenciadas.


Estes são os cinco pilares de base de uma boa campanha no Google Ads. No entanto, só uma consistente campanha de SEM (Search Engine Marketing) permitirá investir neste canal com a máxima rentabilidade e a obtenção dos resultados desejados: clientes conquistados e negócios concretizados.

 

campanhas-adwords-template-cta

 

O Google Ads serve, por si só, os objetivos comerciais de uma empresa?

A resposta é direta e única: não.

 

De nada serve uma fantástica campanha de Google Ads se, depois de clicar no link patrocinado, o cliente for redirecionado para um website ou Landing Page que não seja impactante ou que não cumpra os objetivos informativos e comerciais. 

 

É, por isso, essencial que a campanha de Google Ads esteja inserida numa estratégia de SEO bem estruturada, garantindo que toda a gestão e projeção da marca na internet são o mais eficazes possível.

Os profissionais mais experientes na área do marketing e da publicidade na internet sabem que, para que uma campanha online seja bem-sucedida, é essencial apostar mais além do Google Ads em si, como por exemplo em SEO, Web copywriting, produção de vídeos web, entre muitas outras táticas, que ajudam a aumentar a qualidade e eficácia das campanhas de Google Ads.

 

Sabia que...

  • A Google premeia com melhores valores por clique e melhor posicionamento, os anúncios que tiverem como destino uma página otimizada em SEO?
  • Os anúncios mais baratos e melhor posicionados no motor de pesquisa Google são também aqueles que tiverem um bom conteúdo e que este seja 100% compatível com o colocado na página-destino?
  • Quanto mais tempo as pessoas passarem na página-destino a absorver os seus conteúdos (vídeos por exemplo), após clicarem no seu anúncio, melhor é considerada a performance da página-destino e do anúncio? E sabia que este fator quando garantido faz subir a posição do anúncio para o topo da página da Google e a um custo mais baixo?

 

Porquê integrar o Google Ads com técnicas de SEO e produção de conteúdo?

Serão precisamente estas ferramentas e ações de Marketing Digital que, devidamente implementadas, ajudarão a que a Google considere a marca relevante, integrando os seus anúncios nos seus primeiros resultados de pesquisas pagos.

Para além disto, poderá ainda beneficiar, ao longo do tempo, de uma subida orgânica. Ou seja, poderá começar a ver a página-destino dos anúncios (se 100% otimizada conforme indicado acima) a aparecer na parte não paga da 1ª página do motor de pesquisa.

Quero descobrir outras Soluções de Marketing Digital >