(este artigo foi atualizado a 10 de janeiro de 2020)
Os back links ou inbound links são links de outras fontes que redirecionam para o seu website. Representam uma das principais estratégias de SEO: quantos mais links, de fontes credíveis, redirecionarem para o seu website, mais pontos vai ganhar junto do Google™.Por exemplo, se eu disser, neste artigo: "consulte os templates oficiais de x" e, na palavra templates, tiver um link a redirecionar para uma página oficial sobre o assunto, eu estou a criar um back link para essa página. Por consequência essa página estará a ser beneficiada.

Há alguns anos atrás, os websites "parceiros" trocavam links entre si e várias empresas compravam e vendiam links! Felizmente, o Google apercebeu-se deste negócio ilícito e prejudicou os respetivos websites. 

Porque é que é tão importante ter inbound links?

  • Antes de mais, os links contribuem para levar tráfego qualificado ao seu website:

Cada vez que uma página de um website credível referencia o nosso, através de um Inbound Link, está a indicar aos seus leitores que poderão complementar o seu conhecimento se visitarem o nosso website.

A  partir desse momento estaremos a receber visitas de pessoas que já estão interessadas naquele tema e que já vêem no nosso website, uma ferramenta que lhes pode acrescentar valor.

  • Quanto mais visitas qualificadas recebermos no nosso website, melhor este vai posicionar-se nas pesquisas orgânicas do Google

Um website é melhor posicionado nas pesquisas do Google se tiver com recorrência um grande volume de visitas qualificadas. Isso significa que este tráfego, após entrar no nosso website, permanece nele bastante tempo e navega entre as várias páginas. Se tal acontecer, é justo pressupor que o website está a desempenhar o seu papel e merece assim um melhor posicionamento no Google.

No fundo, a lógica dos back links funciona muito a favor do posicionamento do google, porque é um indicador de relevância e de autoridade.

A ideia é que quanto mais fontes externas (relevantes para os temas que abordamos no nosso website) "linkarem" para nós, mais credibilidade o nosso website tem naquele assunto. Imagine que tem, à nossa semelhança, um website sobre Inbound Marketing e recebe um link da Hubspot. Esse link tem um grande valor, porque a Hubspot é uma autoridade na matéria.

Como criar link building com o apoio do email?

O ideal seria que os meios externos relevantes criassem links para o seu website sem que tivesse de fazer nada. E isso pode acontecer se a sua empresa já for uma autoridade no mercado. Até lá, pode e deve dar-se a conhecer por email.

Aqui ficam 3 dicas rápidas que deve considerar, antes de iniciar a estratégia de email, para fomentar o link building para o seu website:

1. Faça uma lista de contactos que poderá contactar por email:

Garanta que os contactos a quem irá propor os back links, são relevantes no mercado e se enquadram quer na sua estratégia como na temática.

2. Pense em oferecer algo de valor - proponha produzir conteúdos:

Ofereça-se para escrever para alguns dos contactos que selecionar, por exemplo os que disserem respeito a blogues ou Portais e aceitem conteúdos de autor. Assim irá garantir que o link está perfeitamente enquadrado e num artigo de qualidade. 

3. Personalize os seus emails antes de iniciar o contacto:

Ninguém gosta de receber um e-mail genérico. Personalize os e-mails que envia, adaptando-os à pessoa ou à entidade que está a contactar, para que os destinatários sintam que está a falar direta e exclusivamente para eles.

 

6 passos para transformar o seu contacto por email numa estratégia de Link building vencedora

1. Invista na apresentação

Se ainda não conhece pessoalmente a pessoa ou entidade que vai contactar, envie uma apresentação sua prévia por email. É importante que antes de uma qualquer proposta, tenha a possibilidade de perguntar ao destinatário se há interesse no seu conteúdo. E lembre-se daquela 3ª dica: personalize o email!

Aqui fica um exemplo:

Título do email: O novo relatório de tendências de Verão

Corpo do email:

Olá (nome da pessoa)Espero que se encontre bem!

Estou a entrar em contacto porque sigo e admiro o seu trabalho no website (nome do blog/portal) e adorei o seu último artigo sobre tendências.

Sigo-o/a nas redes sociais e reparei que vai lançar um especial sobre tendências de época. Achei o tema muito interessante, até porque desenvolvemos aqui na agência (nome da empresa) um estudo sobre as principais tendências de Verão, que considero muito útil para os seus próximos artigos.

Antes de lançar o seu especial, sugiro que me peça esse estudo. Gostaria inclusive de contar com a sua opinião de expert!

Aguardo seu feedback!
Agradeço a sua atenção.  

 

2. Torne ainda mais atrativa a sua oferta ou contributo

Se produziu conteúdos exclusivos e que são uma mais-valia para outros meios, torne essa informação apetecível. Aposte em frases concisas e curtas.

Aqui fica um exemplo:

Título do email: Exclusivo: novos dados sobre os millenials

Corpo do email:

Olá (nome da pessoa),

Tenho acompanhado a sua cobertura jornalística sobre a utilização das redes sociais pela geração millenial.

Num dos nossos estudos da (nome da nossa empresa) mais recentes deparámo-nos com novos dados surpreendentes sobre a utilização do Instagram e do Facebook.

Seria perfeito usar as nossas descobertas em primeira-mão nas suas próximas reportagens. O que lhe parece?

Ficam os meus melhores cumprimentos.  

 

3. Mencione curiosidades ou factos engraçados sobre a temática

Todos nós adoramos ler curiosidades e factos engraçados sobre as temáticas que nos são relevantes. Que tal criar uma rubrica, do género "Sabia que" e aguçar a curiosidade do destinatário do seu email? 

Aqui fica um Exemplo:

Título do email: Os grupos do Facebook são mais populares que os blogues!

Corpo do email:

Olá (nome da pessoa),

Sabia que os grupos de Facebook estão a ter maior alcance junto da audiência do que os blogues?

Nos novos dados que recolhemos chegamos a números de utilização surpreendentes. Poderei enviar-lhe esta informação em primeira-mão, para utilizar no seu próximo artigo.

Se tiver alguma questão estou ao dispor.

Agradeço!  

 

4. Proponha contribuir ainda mais 

Ninguém gosta de trabalho-extra. Muito embora tenha produzido conteúdo que vai enriquecer o website do destinatário, que tal oferecer-se para co-escrever com ele/a o próximo artigo? 

Aqui fica um Exemplo:

Título do email: Artigo sobre novas tendências de moda.

Corpo de email:

Olá (nome da pessoa)

Vi que tem escrito vários artigos sobre moda. Admiro o facto de criar conteúdos sempre tão relevantes.

Venho ao seu contacto, porque este mês na (nome da empresa) produzimos um relatório muito interessante sobre as principais tendências de moda.

Este relatório dará um ótimo artigo para o seu blogue. Gostaria de contribuir e escrevê-lo para si. O que lhe parece?


Agradeço a sua atenção e aguardo o seu feedback.  

 

5. Faça menção ao autor que irá contactar no seu próprio artigo/relatório

No geral gostamos de ser reconhecidos, de ver o nosso nome citado em conteúdos interessantes. Por isso, se escrever um artigo ou criar um relatório e mencionar o nome de alguém ou o produto que representam e, depois, o enviar, é muito provável que essa pessoa se sinta lisonjeada e o partilhe na sua própria comunidade.

Aqui fica um Exemplo:

Título do email: Os vossos dados no nosso último artigo

Corpo do email:

Olá (nome da pessoa)

Acompanhamos mensalmente os vossos relatórios sobre as últimas descobertas no LinkedIn.

No nosso novo artigo referenciámos alguns dos dados que vocês recolheram, conseguindo sustentar ainda mais a informação que desenvolvemos.

Envio-lhe abaixo o link para o artigo, no qual são referenciados. Espero que seja do seu interesse.

Se tiver algum contributo que queira partilhar por favor contacte-me.

Agradeço a sua atenção.

 

6. Mostre que o que faz é bem recebido pela comunidade - A prova social

As boas estatísticas são sempre prova de qualidade. Se o seu blogue ou website tem muitos subscritores, se nas redes sociais tem uma grande comunidade, use isso a seu favor: dá-lhe credibilidade. Será apetecível.

Aqui fica um Exemplo:

Título do email: Guia prático para a análise das redes sociais

Corpo de email:

Olá (nome da pessoa)

Sigo diariamente o tema das redes sociais, que tem focado de forma brilhante.

Em anexo envio-lhe o nosso último guia prático para as principais métricas de análise nas redes sociais, que já conta com mais de mil partilhas.

Se quiser usar os nossos dados no vosso próximo artigo, por favor disponha.

Agradeço a sua atenção.

 

As melhores práticas depois de enviar o email

A ideia dos textos-exemplo que coloquei em cima, é explorar algumas das abordagens, que deverá incluir na sua estratégia de contacto com vista ao link building.

Depois de criar a estratégia de contacto que vai utilizar, há alguns elementos que sugiro que tenha em conta:

  • Edite a informação tantas vezes quanto necessárias:

Evite enviar um e-mail longo, com erros gramaticais ou lapsos de atenção. Edite-o várias vezes para que seja fácil de ler e para requerer pouco tempo ao leitor.

  • Escreva um assunto de email curto e apelativo à abertura:

O conteúdo mais importante num email é o título, pois é o grande estímulo à abertura do email. Para ter elevadas taxas de conversão (aberturas de email), evite frases longas. Foque-se nos principais pontos que quer comunicar. O título deve ser logo apetecível.

  •  
  • Fale apenas sobre temas que domina:

Evite tocar em assuntos que não domina, principalmente se o e-mail for para um especialista. Se tudo correr bem, o seu email irá despontar um relacionamento que se pretende seja produtivo para ambas as partes.

  • Saiba quando deve desistir:

Se enviar dois ou três e-mails e não obtiver resposta, mais vale dar tempo à pessoa. O timming poderá não ser o apropriado. Volte "ao ataque" mais tarde.

 

3 conclusões acionáveis para uma estratégia de link building sem falhas

backlinks

Como vimos, os backlinks são, realmente, uma excelente forma de gerar tráfego no seu website e de atingir melhores rankings dos motores de pesquisa.

Crie uma estratégia que inclua:

  • O desenvolvimento de conteúdos que quer utilizar no Link Building;
  • A seleção dos meios adequados ao contacto;
  • A escolha das pessoas certas, com um discurso direto, conciso e apelativo!

Se acertar em todos estes pontos, verá que os resultados serão surpreendentes!

 

New Call-to-action