Nova atualização, nova onda de comentários no mundo digital. O apelidado “June 2019 Core Update” veio introduzir mudanças no algoritmo de pesquisa do Google.

Foi a primeira vez que a empresa anunciou, um dia antes, o lançamento de um novo update. Portanto, os visados tiveram tempo para começar a monitorizar o impacto no tráfego orgânico e posicionamento dos seus websites.

tweet-da-google

 

Google June 2019 Core Search Algorithm Update: O que mudou, o que foi afetado e a extensão das mudanças

A atualização foi realizada de forma faseada. Começou no dia 3 de junho e terminou 5 dias depois.

Por norma, o Google faz pequenas atualizações ao longo do ano. Mas as grandes modificações (como esta) não acontecem com frequência.

Este tipo de core update não se foca na intenção de pesquisa ou nas características particulares dos websites. São modificações mais abrangentes e que atingem sites de várias áreas.

Há teorias que argumentam que o Google está a substituir o algoritmo de pesquisa do Google clássico por regras geradas por máquinas (o cada vez mais falado Machine Learning).

 

Reações após o lançamento do novo algoritmo de pesquisa do Google

Poucas horas após o lançamento das alterações ao algoritmo, as reações não se fizeram esperar:

  • “Registo um aumento de 25% no tráfego orgânico”;
  • “Primeiro dia e registámos uma quebra de 20%, mas vamos esperar pelas próximas horas”;
  • Finalmente uma atualização que não me prejudica. O tráfego aumentou entre 20 a 30% e muitos dos meus websites surgem na pesquisa SERP”;
  • Registo uma queda de 25% o tráfego orgânico, o meu website está relacionado com o tema da saúde”;

Portanto, nas primeiras 24 horas, as informações eram contraditórias.

Alguns websites ganharam tração e foram beneficiados pela pesquisa orgânica. Outros desceram na classificação na primeira página de resultados. Nalguns casos, quedas vertiginosas.

exemplo-de-reacao

exemplo-de-reacao-2

 

A partilha dos dados por alguns dos principais players do mercado deu algumas luzes sobre o assunto. Foi possível começar a desvendar algumas pistas, embora muito ténues.

 

Principais alterações e o seu impacto para o SEO

Os resultados do “Core Update” não são consensuais, nem definitivos. Mas parece que alguns nichos de mercado saíram valorizados, outros domínios perderam visibilidade.

O RankRanger conclui que entre as indústrias mais prejudicadas, encontram-se:

  • Apostas;
  • Saúde;
  • Finanças.

rankranger-dados

Fonte: RankRanger

Depois de alguma discussão e com o passar dos dias, surgiram algumas conclusões relevantes quanto à atualização ao algoritmo.

O Google parece estar a compreender melhor as palavras-chave que se relacionam com o seu perfil.

Significa isto que os websites otimizados e onde isto acontece, podem sentir um aumento da visibilidade. E o oposto também é verdade.

Mas há mais. O mês de junho é pródigo em novidades.

 

Novo update também em junho, mas menor

Ao mesmo tempo que a nova atualização estava a ser implementada em todos os servidores e bases de dados do mundo, o Google lançava outra atualização - independente do “June 2019 Core Update”.

Um update relacionado com a diversidade na página de resultados:

update-junho

 

O que significa esta mudança?

O Google está a tentar impedir que as SERPs (Search Engine Results Page) mostrem 2, 3, 4 ou mais resultados dos mesmos websites logo na primeira página. Isto para pesquisas genéricas.

Mas o gigante da indústria reserva-se ao direito de revogar este princípio. Quando os sistemas determinarem que sim, que é relevante mostrar conteúdo do mesmo website, podem surgir vários resultados da mesma origem.

update-junho-2

Porém, esta pequena modificação, afeta apenas a listagem de resultados principais.

Recursos de pesquisa adicionais não são afetados, tais como:

  • Principais notícias;
  • Snippets;
  • Carrosséis de imagens;
  • Entre outros.

Como lidar com o novo algoritmo de pesquisa do Google?

Monitorize o posicionamento do seu website. Continue a criar conteúdo relevante, de qualidade e que responda às perguntas dos utilizadores. Seja uma autoridade no assunto.

Este é o objetivo de todas as atualizações do Google: devolver os resultados mais próximos da intenção de pesquisa dos utilizadores. Portanto, se segue estas boas práticas, nenhuma atualização deverá ser prejudicial.

Se quiser saber como este update no algoritmo vai afetar o SEO do seu website, fale connosco:

Quero saber como posso otimizar o SEO do meu website >